quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Memorial da Colônia Japonesa na cidade de Ivoti


A maior comunidade japonesa do Rio Grande do Sul, localizada na cidade de Ivoti  ganhou um Memorial da Colônia Japonesa. Integrando na cerimônia de inauguração, a visita da comitiva da província de Shiga, do Japão, em comemoração dos 30 anos de fraternidade com o estado do Rio Grande do Sul.



A Camerata Ivoti abriu a cerimônia no dia 11/11,  e contou com a presença dos convidados, com o público de 250, e das principais autoridades da região. A anfitriã,  a prefeita de Ivoti,  Maria de Lourdes Bauermann, o vice governador de Shiga, Koichiro Yoneda, o cônsul do Japão, Shigehiro Takeuchi e Toru So, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Ivoti. "Quando chegamos aqui, só havia mato, e aos poucos conseguindo melhorias para habitar e viver. A prefeitura e também o governo japonês ajudou muito nos anos mais difíceis. E agora fico emocionado com a homenagem através deste lindo memorial o reconhecimento da nossa luta” comentou no discurso do Taru So.  A cerimônia finalizou com o grupo de Danças Japonesa de Ivoti.


Toichiro Yoneda (Vice-governador de Shiga), Maria de Loudes Bauermann 
(Prefeita cidade de Ivoti), Madalena Fuke e Leonel Ávila (arquitetos).

Ivoti, localizada a 45 km de Porto Alegre faz parte da Rota Romântica da Serra Gaúcha e conhecida como a Cidade das Flores. Com cerca de 20 mil habitantes, integra as etnias alemã, chegaram em 1826, e a japonesa, chegaram em 1966. Considerado o maior núcleo, 50 famílias, cuja atividade principal é a produção de flores e hortifrutes. “É um dia histórico, pois estamos prestando uma homenagem para as famílias, ao mesmo tempo em que garantimos um espaço de preservação da história e da cultura de Ivoti e de visitação em caráter nacional”, destacou a prefeita e completou, “quando trabalhava de professora de História, tinha alunos nikkeis. Admirava e gostava deles porque eram muitos esforçados, inteligentes e estudiosos.  Tenho uma relação muito particular e  tenho uma afilhada Nikkei que é a Akemi e o filho dela agora toca na Camerata”.  O cônsul do Japão, Shigehiro Takeuchi, quando soube do Memorial, “pensei que fosse uma escultura ou uma grande pedra, e não imaginava que fosse uma grande obra arquitetônica. Fiquei muito emocionado com o jardim japonês”. E no discurso do Vice-governador de Shiga, Koichiro Yoneda disse “Não fazem mais construções como essas no Japão. Esta paisagem, este céu, parece que estou em Shiga. Sinto que não sai de lá”. A presença da comitiva de 14 convidados, cinco oficiais do governo e nove  cidadãos, da província de Shiga, vieram comemorar o aniversário de 30 anos de Convênio de Fraternidade entre o Rio Grande do Sul e a província de Shiga do Japão.



ARQUITETURA DO MEMORIAL da COLÔNIA JAPONESA 
Ivoti / RS


















Os autores da obra:

Os arquitetos Madalena Fuke e Leonel Ávila


Texto e Fotografia: Marcus Kiyohide Iizuka

Mais informações:

Prefeitura de Ivoti              
Diário de Canoas              
Jornal de Gramado            
Jornal Nippo Brasil
Jornal São Paulo Shimbun
Central Sul do Jornais         


O Processo Construtivo






Nenhum comentário:

Postar um comentário